Cores e o Design

cores-design-luz-grafica-dc

Cores e o Design

Geralmente entre nossas escolhas, sempre pensamos sobre combinação de cores e o impacto que elas irão causar, isso pode ocorrer quando perguntamos, mas com que roupa? e qual a combinação de cores que devo usar para causar a impressão que queremos. Obviamente as cores e seu impacto estão presentes em todos os detalhes que percebemos e os que não percebemos e sem dúvida alguma isso não é diferente no mundo do design de maneira geral.

Será que existe uma formula para que o design e combinação de cores possa causar determinada impressão? Pode apostar que sim!

Temos em nossa maquina humana 5 centros a saber, o intelectual, o emocional, o instintivo, o  motor e o sexual.

E qual será o mais rápido?

Muitas pessoas sempre respondem o intelectual, contudo para surpresa de muitos esse é o mais lento de todos.

Nos centros da maquina humana o mais veloz de todos é o sexual, depois o emocional, depois o instintivo, motor e por ultimo o intelectual.

Existe dentro de cada um de nós uma parte que é consciente e outra subconsciente, a parte consciente é a ponta do iceberg das percepções humanas e a subconsciente, de onde se acessa informações e códigos de referencia que nos faz tomar decisões baseadas em imagens, cores, sons, emoções, etc.

Sendo assim as cores nos traduzem sensações e emoções que sem dúvida alguma influencia em nosso processo de tomada de decisões.

Seguem as cores e sua influencia em nossa parte psicológica e no Desing  

Branco – purificador, perfeição, pureza, neutralidade, humildade, limpeza, claridade, frieza e esterilidade, pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;

Preto – luto, elegância, solidez, poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;

Cinza – elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;

Amarelo – concentração, disciplina, comunicação, ativa o intelecto, positividade, boa sorte;

Vermelho – paixão, entusiasmo, impacto, agressividade, força, energia, amor, liderança, masculinidade, perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”;

Rosa – Amor, carinho, suavidade, acolhimento, romantismo;

Azul – harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, purificação, amabilidade, paciência, serenidade;

Ciano – tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;

Verde – esperança, cura, natureza, paz, natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;

Lilás – influencia emoções e humores, intuição e espiritualidade;

Roxo – velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;

Magenta – luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;

Violeta – espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;

Laranja – equilíbrio, generosidade, entusiasmo, alegria, aconchegante, energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;

Castanho – sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

cores-design-grafica-dc

Algumas combinações para atingir sucesso em seus projetos

Azul e amarelo, nos da sensações de originalidade e é agradável
Esta é uma combinação fácil de utilizar e agrada a maioria dos usuários. É interessante dar preferência para o azul em grandes áreas e textos, explorando seus tons. O amarelo pode ser utilizado para detalhes e alguns destaques da arte.

cores-design-azul-amarelo.grafica.dc

Azul e laranja, transmite sensação de diversão e entretenimento

O azul e o amarelo, combinados com tons de azul acinzentado com laranja vivo, dá um excelente resultado. O laranja tem a propriedade de aquecer o azul, que é uma Essa combinação é perfeita para impressos relacionados a diversão e entretenimento.

cores-design-azul-laranja-grafica-dc

Verde, uma cor que necessita ser muito bem aplicada

O verde é uma cor considerada que deve ser estudada para que possa causar a sensação correta e muitos profissionais consideram uma cor que nem sempre causa o impacto que queremos no design e propaganda. Porém, com uma escolha criteriosa de tons essa cor, aliada ao branco, torna o layout agradável e sofisticado. É interessante combinar com verdes metálicos e branco, que sugerem sensações “clean” e de bom gosto.

 

cores-design-verde-design-grafica-dc

Cinza e vermelho, elegância e força
Essa combinação pede tons de cinza mais claros, com alguns pontos destacados por tons grafite. Ao aplicar o vermelho, a combinação sugere força e ‘aquece’ os tons de cinza.

cores.design.cinza.vermelho.grafica.dc
Cinza e azul, combinação fria e agradável

Apesar de fria, esta combinação é muito agradável. Por serem tonalidades clássicas e sofisticadas, são indispensáveis quando não se quer arriscar. Porém, é preciso atentar-se a suas tonalidades. O azul puro, se aplicado em grandes áreas ou textos, tendem a desagradar os olhos, devido a sua força.

Para o cinza, a cautela é para os tons de grafite que, se aplicados em grandes áreas, podem deixar o visual pesado.
Cinza e preto, combinação que intimida
A união dessas duas cores torna o layout elegante e muito sofisticado. Nesta combinação é possível abusar dos tons de cinza mais claros, deixando os detalhes para o preto.
Evite fundos pretos para não dificultar a leitura. Lembre-se manter um layout clean e agradável.
Preto, vermelho e branco
Em certas situações o preto e o vermelho são cores pesadas que, sozinhas, devem ser estudadas para serem utilizadas. Entretanto, com a predominância do branco, estas duas cores podem conferir um aspecto imponente a qualquer arte.
Aplique-as em detalhes e pontos de destaque. Sendo assim você pode ter ótimos resultados
As combinações básicas de cores podem ser utilizadas como referência, mas lembre-se que as elas deverão ser determinadas com base no seu público. Atente-se para que a combinação dê legibilidade ao seu impresso e torne-o agradável a vista.
Agora com essas informações e criatividade você pode usar as cores a favor do seu negócio.

Qualquer dúvida entre em contato conosco! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *